Brain Health
O cérebro é o órgão mais complexo e misterioso que existe. 100 bilhões de neurónios e um número incalculável de conexões. Correntes elétricas ínfimas e cerca de 50 produtos químicos. Estas são as ferramentas com as quais todo o corpo trabalha e supervisiona: processa sinais que chegam de fora, armazena e gere memórias, permite raciocinar. É o nosso maestro e, lá de cima, guia as harmonias da nossa vida.
Cuidar do nosso cérebro significa cuidar de toda a nossa pessoa. Porque é mesmo verdade: está tudo na nossa cabeça. Emoções, memórias, decisões, ações.
É precisamente por isso que a Angelini Pharma escolheu trabalhar e se comprometer com a Brain Health. Porque tem consciência de que trabalhar na área das doenças psiquiátricas e neurológicas é o verdadeiro desafio da saúde dos dias de hoje e de amanhã.
As perturbações do sistema nervoso central, conhecidas quer como perturbações psiquiátricas, como a depressão major, a doença bipolar e a esquizofrenia, quer como perturbações neurológicas, como a doença de Alzheimer, a epilepsia e outras demências, já são a principal causa de perda de anos de vida por morte prematura e incapacidade (17,4 %) em países de alto rendimento1. Em relação à epilepsia, só em Portugal, estima-se que existam cerca de 50.000 pessoas com epilepsia2, uma doença crónica que afeta mais de 50 milhões de pessoas no mundo3.
A Angelini Pharma está empenhada, há mais de 50 anos, em melhorar a gestão e a qualidade de vida dos doentes com problemas de saúde mental e, mais recentemente, dos que sofrem de perturbações neurológicas. Consegue-o através da procura de novas soluções e investindo em investigação, oferecendo produtos com eficácia comprovada, difundindo informações claras e corretas que permitam dissipar falsos mitos e investindo em projetos que combatam os preconceitos e tabus que ainda existem sobre quem sofre destas doenças.
Projetos como o HEADWAY iniciados no final de 2017 em parceria com a European House-Ambrosetti, visam traçar um novo roteiro para a Brain Health e oferecer uma visão abrangente desta questão na Europa, com foco nas dimensões sociais e económicas.
Ideias sólidas e inovadoras como ViVA! Para lá da Depressão, apresentado pela Angelini Pharma Portugal com o objetivo de abordar a doença mental sem dramas nem preconceitos, trazendo-lhe mais cor e positividade.
Ou o site HarmoniaMentis.pt, que foi criado com o objetivo de oferecer informações precisas e corretas sobre estas doenças, na certeza de que fazer circular a informação correta é a primeira arma de que dispomos para combater o preconceito.
O compromisso da Angelini Pharma renova-se a cada dia. Um projeto e um passo de cada vez, sem voltar atrás. Rumo ao único objetivo possível. Ficar ao lado dos que sofrem, sem deixar ninguém para trás.
Angelini Pharma
Cada passo mais perto,
Consigo em mente.
Referências
1 - World Health Organization. Mental health of older adults. 12 December 2017. Available online (https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-of-older-adults).
2 – Lopes Lima JM. Levantamento epidemiológico das epilepsias e dos síndromos epilépticos no Norte de Portugal [dissertação]. Porto:Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar – Universidade do Porto; 1998.
3 – Epilepsy: a public health imperative. Summary. Geneva: World Health Organization; 2019. Available online (https://www.who.int/publications/i/item/epilepsy-a-public-health-imperative).
ANG 84-05/23