Headway 2023
Os problemas de saúde mental estão a aumentar a nível global. Só na Europa, várias formas de doença mental afetam, anualmente, quase 40% da população total, resultando em mortalidade prematura e afetando o funcionamento e a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias.
Desde o início da pandemia de COVID-19 em 2020, a ansiedade e o stress aumentaram significativamente, e a difícil perda de familiares , assim como o receio de contágio contribuíram para a tristeza e o medo na sociedade. Além disso, as medidas de confinamento necessárias e o isolamento social tiveram um importante impacto socioeconómico, induzindo ansiedade , ao mesmo tempo que as empresas lutam para sobreviver e as pessoas correm o risco de perda de rendimentos e emprego. Conforme destacado pelo Diretor-geral da OMS em maio de 2020, o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental da população é de facto extremamente preocupante.
A implementação de políticas sociais e de cuidados de saúde física e mental deve, assim, ter prioridade para os sistemas de saúde europeus, de modo a aumentar o acesso a uma qualidade global dos cuidados de saúde.
Para tal, alguns países lançaram novas políticas e legislação neste domínio e muitos estão a registar progressos na gestão de serviços de saúde mental baseados na comunidade, embora ainda existam diferenças muito significativas na Europa.
A partilha de experiências e melhores práticas locais no domínio da saúde mental é, por conseguinte, extremamente importante para otimizar o enquadramento, o diagnóstico, o tratamento e a integração social necessária de todos os doentes.
Neste contexto, a Angelini Pharma continuou a investir na iniciativa Headway, em conjunto com os programas, as atividades e os planos da Organização Mundial da Saúde e de instituições e organizações internacionais.
O projeto teve início em 2018 em colaboração com o prestigiado grupo de reflexão italiano The European House – Ambrosetti e visa promover a saúde mental em todos os domínios – de acordo com a recente abordagem "Health in all policies" [Saúde em todas as políticas], promovida pela União Europeia, – ao estimular o debate sobre políticas sociais e de saúde a nível europeu e local, incentivando a adoção de vias inovadoras para o diagnóstico, o tratamento e a recuperação social. O objetivo final é avançar no paradigma atual de gestão e tratamento da doença mental, para que os sistemas sociais e de saúde de cada país da UE possam garantir vias de tratamento e cuidados adequadas e eficazes e, ao mesmo tempo, promover uma melhor qualidade de vida dos doentes e estimular uma verdadeira inclusão social.
Em 9 de outubro de 2019, a primeira jornada de 2 anos do Headway foi concluída com um fórum organizado pelo Parlamento da UE. Entre outros, deputados, especialistas e académicos multidisciplinares europeus, economistas da saúde e representantes de associações de doentes participaram no evento para discutir e partilhar opiniões e recomendações finais.
Seguindo a necessidade de aumentar a consciencialização sobre saúde mental em outubro de 2020, Angelini Pharma – apoiada pela The European House Ambrosetti – realizou a “Headway Mental Health Week”, uma semana de eventos, debates e testemunhos durante os quais especialistas em saúde mental, associações de doentes e cidadãos sensibilizaram para a questão da saúde mental para ultrapassar a estigmatização que muitas vezes acompanha a doença mental.
Em 2021, o objetivo do “Headway foi continuar a trabalhar para partilhar conhecimento e saber como prevenir, diagnosticar, gerir e encontrar soluções que reduzam a carga das perturbações mentais não apenas nos setores de saúde, mas também nos locais de trabalho, escolas e na sociedade em geral. Para o efeito, a Casa Europeia Ambrosetti em colaboração com a Angelini Pharma elaborou um modelo de análise sobre o desempenho dos países europeus no domínio da saúde mental ("Headway Mental Health Index") com particular enfoque nas áreas da Saúde, Sociedade, Educação e Trabalho, realizou um evento institucional no dia 7 de outubro para apresentar o "Headway Mental Health Index" em Bruxelas, e reativou 2 plataformas multidisciplinares em Itália e em Espanha, envolvendo especialistas em saúde mental de vários setores.
Em 2022, o objetivo do Headway era atualizar o modelo de análise (O novo “Headway – Mental Health Index”) integrando uma nova área: o contexto ambiental. Este último leva em consideração tanto o contexto ambiental (por exemplo, poluição, clima, etc.) quanto o físico (por exemplo, desastres naturais, segurança, crime, etc.). A atualização dos dados capta também os impactos da pandemia de COVID-19 na saúde mental, mas também o contexto atual marcado pela crise na Ucrânia. Este último resultado foi partilhado num evento institucional em Bruxelas no dia 28 de setembro, no Parlamento Europeu.
COM 33-09/21