Angelini Pharma confirmou Top Employer Europe em 2022

Top Employer Image (1) (1)
  • Published: 20 jan 2022

Pelo terceiro ano consecutivo, a Angelini Pharma é reconhecida como Top Employer na Europa. Itália, Rússia, Espanha, Portugal, Polónia e Turquia são os países que mantém a certificação, e agora pela primeira vez Alemanha e Roménia.

Emitida pelo Top Employers Institute, esta certificação é atribuída a todas as empresas que se destacam nas suas Práticas de RH e que criam incentivos ao desenvolvimento e bem-estar dos seus colaboradores, garantindo as melhores condições de trabalho.

Conversamos com Eleonora Perticarà, Talent, Development & People Engagement Manager da Angelini Pharma sobre esta importante conquista.

 

Como é que uma empresa recebe a certificação Top Employer?

 

É um processo longo e complexo que envolve uma análise minuciosa dos processos de RH, que são auditados por Top Employers antes de serem validados.

 

São analisados ​​os processos nas seguintes áreas: Steer, ou seja, tudo o relacionado à estratégia de Negócios, Pessoas e Liderança; Shape, que inclui a organização, o RH digital e o ambiente no local de trabalho; Attract, Develop and Engage, que se refere ao percurso do colaborador dentro da empresa, desde o recrutamento e integração, passando pelo desempenho, desenvolvimento e formação, incluindo a remuneração, bem-estar e envolvimento; e, por último,  Unite, área que se relaciona com a cultura e o sistema de valores da empresa, bem como com a diversidade & inclusão e sustentabilidade.

 

O que acontece depois?

 

Após a análise e validação, recebemos feedback não apenas sobre se conquistamos a certificação, mas também sobre os nossos pontos fortes e os processos que podemos melhorar. Após a certificação, temos 12 meses para trabalhar em eficiência e inovação.

 

O processo geral é uma excelente oportunidade para melhorar os processos de RH e comparar o nosso desempenho com outras empresas Top Employer do mesmo setor.

 

Quais foram os resultados deste ano? E quais acabaram por ser as principais áreas de excelência?

 

Estamos extremamente orgulhosos dos resultados deste ano: pontuamos acima do benchmark em 5 dos 6 processos. As nossas áreas de excelência são Strategy and Shape, assim como Attraction, Development & Engagement. Isso só foi possível graças ao trabalho realizado no ano passado para melhorar todos os processos da Employee Experience, com o objetivo final de alinhar as mensagens transmitidas aos candidatos e colaboradores externos e torná-las consistentes. Por exemplo, lançamos um processo inclusivo e massivo para analisar e avaliar a agilidade do nosso processo de formação e desenvolvimento e promovemos iniciativas direcionadas a promover o bem-estar físico e mental das equipas.

 

A área da Unite é aquela em que nosso desempenho foi mais fraco, embora tenhamos melhorado face ao ano anterior. Estamos a investir bastante nessa área, preparando projetos de diversidade & inclusão e sustentabilidade e esse será o foco do nosso compromisso, também no futuro.

 

O que a deixa mais orgulhosa dessa conquista, neste seu terceiro ano consecutivo?

 

O que nos deixa mais orgulhosos é o facto desta certificação confirmar a validade e a força da nossa estratégia de RH na Angelini Pharma no sentido de sermos cada vez mais um Employer of Choice. Mais uma vez comprovamos que somos uma empresa que coloca as pessoas em primeiro lugar como estratégia chave de crescimento, e isso ser também reconhecido fora da empresa, enche-nos de orgulho.

 

Foi promovida alguma iniciativa especial para manter os funcionários motivados e envolvidos nestes anos difíceis de pandemia?

 

São muitas as iniciativas que promovemos para motivar e envolver as nossas equipas. A mais significativa, com base em várias pesquisas internas que realizámos, foi quando envolvemos ativamente todos os Angeliners na criação de planos de ação para traçar o futuro da empresa. Foi também importante consolidar uma cultura baseada no mérito, na inclusão e na vontade de superação, que tem estimulado e tirado o melhor partido do nosso capital humano.